Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Site de Olho d'Água divulga ação do NUPS no dia Nacional de Combate ao Fumo



Prefeitura de Olho d’Água das Flores participa de ações pelo Dia de Combate ao Tabagismo.
Caminhada pela feira de Olho d’Água das Flores, apresentação musical e teatro. Essas atividades reuniram cerca de 200 alunos da Escola Municipal Maria Augusta Silva Melo; pacientes do Caps; profissionais da saúde e adolescentes do PROJOVEM. Os grupos percorreram a feira de Olho d’Água das Flores, na manhã do dia 29 de agosto, divulgando a mensagem de combate ao tabaco. Crianças, adolescentes, pais, professores e populares se uniram na mobilização.
Com diversos cartazes, apontando os males causados pelo fumo, a ação buscava conscientizar os fumantes a adquirir hábitos mais saudáveis.
A população apoiou a iniciativa e fez questão de dar uma paradinha do serviço para dar atenção a que as crianças diziam. "Quando a informação vem das crianças, nós adultos prestamos mais atenção, é como se fosse um grande puxão de orelha. O cigarro é um grande problema para toda a população, pois aonde vamos há alguém fumando e mesmo sem querer, a fumaça acaba entrando em nosso organismo e nos contaminando também”, disse impressionada, Maria Fernandes, 45 anos.
Os alunos, durante o mês desenvolveram atividades que levaram para exposição durante a ação. "Desenvolvemos atividades de pesquisa, sobre o tabaco, o quanto ele causa diversos malefícios e montamos uma peça de teatro para apresentar na praça da Independência. Faremos um julgamento do tabaco, mostrando através da peça, o quanto esse pequeno papel com substâncias químicas prejudica nosso organismo e toda a sociedade", relatou a Diretora da Escola Maria Augusta, Sara Wanderley.
Dia Mundial de Combate ao Fumo
O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.
Inúmeros dados científicos, que comprovam diversos malefícios do tabaco sobre o organismo humano e o meio ambiente, levaram a Organização Mundial da Saúde a atuar no controle do tabagismo.
Uma das medidas desta organização foi estabelecer, em 1987, o "Dia Mundial sem tabaco", idealizado para 31 de maio, que é comemorado anualmente em todos os continentes, enfocando temas escolhidos previamente, gerando slogan definidos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo. Com informações, UFGNet; Soleis.

Site oficial de Olho d'Água das Flores - www.olhodaguadasflores.al.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário