Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

2ª Oficina do Projeto de Prevenção da Violência e Promoção de Cultura de Paz

Núcleo de Promoção da Saúde

A vida coloca-nos, com maior ou menor frequência, conforme nossa idade e condição e, também, em virtude de nossas escolhas, frente a situações novas, que procuramos dominar sem reinventar completamente a pólvora, lançando mão de nossas aquisições e experiências, entre a inovação e repetição . Boa parte de nossas condições de existência é desse tipo. Com efeito, nossa não é tão estereotipada para que, a cada dia, tenhamos exatamente os mesmos gestos para fazer, as mesmas decisõs para tomar, os mesmos problemas para resolver. 
O NUPS apresentou o tema "Auto Estima" , devido aos sintomas que a "baixa estima" apresenta na criança e adolescente. É um dos motivos mais frequentes de conflitos

 Tema: Auto Estima
Técnicos do NUPS
Auto estima significa gostar de si mesmo. O primeiro passo para isso, portanto, é se conhecer. Não posso amar nem dar valor ao que não conheço, pois corro o risco de fazer uma análise ruim da minha pessoa, se a base vem de valores que não são meus, mas dos outros: são do mundo e esse mundo adora pendurar os valores em lugares tão altos, que nunca são alcançados.
Alunos das Escolas da Rede Municipal

E como é fácil para as pessoas caírem nas armadilhas do "eu não valho nada!" Se não possuo o corpo perfeito, se não sou tão inteligente como fulana, se não causo uma impressão em todos os homens da festa quando entro, então não devo ser grande coisa. Não vale a pena gostar de mim e nem investir na vida e nas relações.
Técnica Representante da Secrtaria Municipal de Educação
Quando a auto estima é negativa, baixa, o crescimento fica estagnado, a coragem diante da vida diminui, desistimos até de arriscar coisas novas, de sonhar. Por isso, diz-se que a auto estima é um valor de sobrevivência.
Saber se dar valor abre um mundo novo de relacionamentos com pessoas semelhantes, mais respeitosas, confiantes e hábeis, pois nos tornamos mais abertos e mais claros. Evita-se também assim aqueles com "baixa estima", que rodeiam a vida, e a intoxicam em vez de alimentar.
Pro Jovem e alunos da Escola Mª Augusta

Muita gente querem encontrar a "pessoa certa". Só podemos encontrar a pessoa, a vida e a atitude certas quando acharmos que nós somos a pessoa certa!
Lembre-se: Ame-se primeiro e  muito! Se dê colo, força, apoio, faça mimos a você se dê conforto e bem estar!Você merece! Tenha certeza que assim, será impossível alguém não amar você! Com mais amor ainda, vocês irão somar e não dividir!
Afinal, amor nunca é demais!!!!

NUPS - Nucleo de Promoção ada Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário